A Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento é publicada pela AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento com o apoio do IHC – Instituto de História Contemporânea (FCSH-UNL) | Os textos aqui publicados têm uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.
A Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento aceita artigos inéditos em Português e Inglês, e excecionalmente em Castelhano, Francês e Italiano, sobre, entre outras, as seguintes áreas: cinema; televisão; vídeo; culturas digitais; arte cinemática; som, música e imagem em movimento; história e teoria da imagem em movimento.
Para além de ensaios com arbitragem científica (com dupla revisão cega por pares), a Aniki publicará ainda entrevistas; recensões críticas de livros e relatórios de congressos internacionais; bem como textos críticos sobre exposições e festivais sobre todas as áreas descritas acima.
A Aniki foi fundada em maio de 2013 e tem uma periodicidade semestral (janeiro/julho).
COORDENADOR EDITORAL
Paulo Cunha, Universidade da Beira Interior, Faculdade de Artes e Letras, 6201-001, Covilhã, Portugal
ENSAIOS
Sofia Sampaio, Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA), ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, 1649-026 Lisboa, Portugal, Portugal
RECENSÕES
Jorge Palinhos, CEAA-ESAP; ESACT-IPB; ESTC-IPL, Portugal
EXPOSIÇÕES E FESTIVAIS DE CINEMA
Mickaël Robert-Gonçalves, Université de Picardie Jules Verne – Amiens, França
ENTREVISTAS
Lúcia Ramos Monteiro, Universidade de São Paulo, Brasil
ASSISTENTE EDITORIAL
Raquel Morais, Birkbeck College – University of London, Reino Unido
CONSELHO CONSULTIVO
Abílio Hernandez Cardoso – Universidade de Coimbra (Portugal)
André de Souza Parente – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil)
Anita Leandro – Escola de Comunicação – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil)
Consuelo Lins – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil)
D.N. Rodowick – Department of Cinema and Media Studies, University of Chicago (Estados Unidos)
Fernão Pessoa Ramos – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (Brasil)
Ismail Xavier – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo (Brasil)
Jacques Rancière – Université Paris 8 (França)
Laura Mulvey – Birkbeck College, University of London (Reino Unido)
Livia Apa – L’Università degli Studi di Napoli L’Orientale (Itália)
Lúcia Nagib – Department of Film, Theatre & Television, University of Reading (Reino Unido)
Luís Trindade – Instituto de História Contemporânea, NOVA-FCSH (Portugal) / Birkbeck College, University of London (Reino Unido)
Malte Hagener – Philipps Universtät Marburg (Alemanha)
Manuela Penafria – Labcom.IFP, Universidade da Beira Interior (Portugal)
Nicole Brenez – Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 (França)
Paulo Filipe Monteiro – Departamento de Ciências da Comunicação, NOVA-FCSH (Portugal)
Susana de Sousa Dias – Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa (Portugal)
Thomas Elsaesser – University of Amsterdam (Países Baixos)
Tiago Baptista – Instituto de História Contemporânea, NOVA-FCSH (Portugal)
Toby Miller – Murdoch University (Austrália)
Vicente Sánchez-Biosca – Universitat de València (Espanhã)
Latindex
ERIH/European Science Foundation
RCAAP
DOAJ
CAPES/WebQualis
Blind Peer Review
2183-1750
10.14591
Semestral (Janeiro e Julho)
Português, Inglês, Espanhol, Francês